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Este blog tem por objetivo disponibilizar, aos professores, sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, com alunos do 5º e 9º ano do E. F., a fim de desenvolver habilidades de leitura e resolução de problemas.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Questões de 5º ano – Matemática (fonte: Revista Nova Escola – Especial Prova Brasil)

Decritor 9 Estabelecer relações entre horário de início e término e/ou intervalo da duração de um evento ou acontecimento

1) Para uma temporada curta, chegou a cidade o circo Fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas.  O circo abrirá suas portas ao público às 9 horas e ficará aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechará?

(A) 16h30
(B) 17h30
(C) 17h45
(D) 18h30


2) Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro.  Baseando-se na seqüência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?

(A)  2 meses
(B)   3 meses
(C)  5 meses
(D)  6 meses

Descritor 7 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas

Gilda comprou copos descartáveis de 200 ml para servir refrigerantes em sua festa de aniversário.  Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante?

(A)  3
(B)  5
(C)  7
(D)  9

Descritor 15  Reconhecer a decomposição de números naturais em suas diversas ordens.

Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleção.  Esse número é composto de:
(A)  1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades
(B)  1 unidade de milhar, 9 centena e 6 dezenas
(C)  1 unidade de milhar, 60 unidades
(D)  1 unidade de milhar, 90 unidades


Descritor 16 – Reconhecer a composição e decomposição de números naturais em sua forma polinomial.

A professora de João pediu para ele decompor um número e ele fez da seguinte forma:
4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1  . Qual foi o número pedido?

(A)  4035
(B)   4305
(C)  5034
(D)  5304

Descritor 19 – Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.

Um fazendeiro tinha 285 bois.  Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles.  Quantos bois esse fazendeiro tem agora?

(A)  266
(B)  376
(C)  476
(D)  486

Descritor 20 -  Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão.

1- Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso líquido é de 49 gramas.  Em 5 pacotes teremos quantos gramas?

(A)  59
(B)   64
(C)  245
(D)  295

2 – Uma merendeira preparou 558 pães que foram distribuídos igualmente em 18 cestas.  Quantos pães foram colocados em cada cesta?

(A)  31
(B)   310
(C)  554
(D)  783




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