Bem-vindo!

Este blog tem por objetivo disponibilizar, aos professores, sugestões de atividades que poderão ser desenvolvidas em sala de aula, com alunos do 5º e 9º ano do E. F., a fim de desenvolver habilidades de leitura e resolução de problemas.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

D13 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. (9º ano)

Pressa



Só tenho tempo pras manchetes

no metrô

E o que acontece na novela

Alguém me conta no corredor

Escolho os filmes que eu não

vejo

no elevador

Pelas estrelas que eu encontro

na crítica do leitor

Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

Mas nada tanto assim

Eu me concentro em apostilas

coisa tão normal

Leio os roteiros de viagem

enquanto rola o comercial

Conheço quase o mundo inteiro

por cartão-postal

Eu sei de quase tudo um pouco

e quase tudo mal

Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa

mas nada tanto assim



Bruno & Leoni Fortunato. Greatest Hits’80. WEA.

Identifica-se termo da linguagem informal em



(A) “Leio os roteiros de viagem enquanto rola o comercial.” (v. 14-15)

(B) “Conheço quase o mundo inteiro por cartão postal!” (v. 16-17)

(C) “Eu sei de quase tudo um pouco e quase tudo mal.” (v. 18-19)

(D) “Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa mas nada tanto assim.” (v. 20-21)



Link para essa postagem


0 comentários:

Postar um comentário

 

Template by Acessórios para Blogs